sexta-feira, julho 04, 2014

POR OCASIÃO DO 21º ANIVERSÁRIO DA ELEVAÇÃO DE RIO DE MOURO A VILA

Foram estas as palavras que a Sílvia Nogueira, em nome dos vogais eleitos pelo Movimento na Assembleia de Freguesia, proferiu na sessão solene que assinalou mais um aniversário da Vila de Rio de Mouro.

"Comemorar 21 anos sobre a elevação de Rio de Mouro a Vila, significa uma maioridade conquistada ao tempo e convida a uma justa
reflexão sobre o caminho percorrido e sobre o desenho de futuro que para ela importa traçar.

Maioridade rima com maturidade e com responsabilidade e estes conceitos formam um trio que é mote para as breves considerações que convosco queremos compartilhar.

Nascida em 1993, quando a maioridade cívica se antecipara já, a Vila de Rio de Mouro entrou já na fase da maturidade, com a vida vivida a exigir-lhe a capacidade de acomodar as mudanças que se têm gerado e de olhar os novos desafios sociais com atenção e cuidados especiais.

Mas maioridade e maturidade rimam também com especificidade: uma vila que tem cerca de 9% de cidadãos estrangeiros entre os residentes na freguesia, é também um berço de multiculturalidade.

O convívio saudável e a sua integração, somaram responsabilidades mas foram fermento para sedimentar uma vocação inclusiva que se assume da maior importância, oferecendo a oportunidade para crescer com e através das diferenças e para privilegiar as vantagens de somar em vez de dividir, de multiplicar em vez de subtrair.

Maioridade, maturidade e especificidade, rimam ainda com liberdade.

Rio de Mouro tornou-se vila quando ela, resgatada quase 20 anos antes, cumprira já caminho e proporcionara o convívio com as conquistas cívicas determinantes para a vivência da cidadania.

Uma delas é, inequivocamente, o exercício da consensualidade. Sinónimo de maturidade democrática e de maioridade ao nível dos princípios que enformam a nossa personalidade colectiva, a consensualidade deriva da responsabilidade de fazer melhor em nome daqueles que servimos e de assumir que para tal desígnio não somos nunca demais.

Conciliar esforços, gerar consensos e abrir portas a diferentes contributos que concorram para a construção duma realidade mais consentânea com a desejada, é um expoente de saber viver em liberdade e um desígnio que todos devem entrever com humildade.


Este é o nosso desejo. Este é o nosso tributo nos 21 anos da Vila de Rio de Mouro. "

Os Vogais
Sílvia Nogueira,
José Costa,
Helena Quintas,
José Valentim

Sem comentários:

Enviar um comentário