domingo, outubro 26, 2014

Equivocos da última Assembleia de Freguesia de Rio de Mouro

Numa matéria tão importante como aquela que foi abordada na última sessão da Assembleia de Freguesia de Rio de Mouro, na qual se pretendeu discutir o estado da nossa terra, lamentamos que a mesma não tivesse sido preparada com o envolvimento dos líderes de bancada das diferentes forças políticas.

Apesar disso, deixámos ali ficar a nossa preocupação e sobretudo a nossa esperança numa freguesia que aguarda importantes investimentos que beneficiem os residentes, os que aqui trabalham e os que aqui promovem a sua atividade empresarial.

"Ex.mo Sr. Presidente da Assembleia de Freguesia de Rio de Mouro
Ex.mos Srs. Vogais da Assembleia de Freguesia
Ex.mo Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Rio de Mouro e restante executivo
Caros Riodemourenses,

Estamos aqui, hoje, convocados pela expressão do voto popular, para nos pronunciarmos sobre o estado da freguesia de Rio de Mouro. Iniciativa que seria de louvar, e sê-lo-á certamente, neste local nobre da freguesia, podermos abordar as questões que a todos os fregueses dizem respeito.
Seria, não fosse o caso, de apenas termos sido simplesmente chamados, sem qualquer entendimento prévio com os líderes das forças políticas aqui representadas, numa conjugação de esforços, que não passasse apenas por uma mera convocatória formal, rececionada pelo correio (estranhamente após a afixação até do edital); conjugação essa que envolvesse todos, em momento anterior, tal como aconteceu com a Assembleia Municipal, recentemente realizada, e que obteve o entendimento prévio de todos os líderes de bancada eleitos.
Os nossos princípios, que são simples e que passam pela certeza de que a partilha é um dos fatores primordiais da cidadania, poderiam levar-nos a pensar que apenas se trata de um exercício de continuidade. Contudo, e embora continuemos a acreditar na boa fé dos homens, gostaríamos de expressar a nossa estranheza, pelo facto de, há cerca de 3 semanas termos estado reunidos precisamente para analisarmos a situação da Freguesia de Rio de Mouro, tendo em conta quer a informação escrita do senhor presidente, quer o relatório e prestação de contas. Num espaço tão curto de tempo, mais curto ainda se tivermos em atenção a data da convocatória, o que de tão relevante poderá estar a acontecer, que suscite um debate sobre o estado da freguesia?
Boas ou más novas?
Será que iremos ter conhecimento de quais os investimentos acordados com o Sr. Presidente da Câmara Municipal, e que irão dotar a freguesia de melhores e mais equipamentos?
Será que, tal como já suscitámos por duas vezes em sede de reunião de executivo, se irão ultrapassar os constrangimentos inerentes às transferências financeiras da Câmara para as Juntas, assegurando o funcionamento mais eficaz que todos desejamos?
Ou será que já existe uma visão estratégica para, de forma planeada, começarmos a ver a freguesia como um todo, situação tantas vezes criticada no passado?
Consideramos de extrema importância que se realizem reuniões participadas, onde todos possam dar o seu contributo, pois se há algo que nos une, é certamente o bem estar dos nossos fregueses.
O que nos separa então? Apenas uma questão de princípio: se pretendemos o efetivo envolvimento de todos, então é preciso ir mais longe na partilha. Não descuramos, contudo, mais esta oportunidade: esta assembleia magna e os nossos deveres enquanto eleitos pelo povo, impelem-nos à participação.

Deixaremos, por isso, o nosso contributo."

Sílvia Nogueira,
em nome dos eleitos do nosso Movimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário