sexta-feira, outubro 10, 2014

NOTA DE IMPRENSA "A exclusão como falta de pedagogia democrática!"

Nove iniciativas de Presidência Aberta e nove exclusões dos Vereadores do Movimento “Sintrenses com Marco Almeida”, são a confirmação do propósito que se deixou adivinhar logo no início do mandato do atual Executivo Camarário.

De cada vez que tal acontece, “acusamos o toque”, denunciamos a falta de pluralismo e de estratégia integradora, a desvalorização do contributo que cada um dos eleitos poderia dar, a pseudo auto-suficiência em termos de gestão, a falta de
respeito por quem acreditou no nosso projecto e nos mandatou para os representar.

Desta feita cabe à União das Freguesias de Agualva e Mira-Sintra a visita do grupo de trabalho donde nos vimos excluídos.

Mesmo sem pelouros distribuídos, não será por falta de modéstia que deixamos de julgar que os nossos eleitos teriam uma palavra a dizer, com intuito construtivo e a bem das comunidades que vivem e interagem naquele território.

Não é essa a convicção do actual Executivo, apostado em dividir, em excluir, em tomar por certo que “quem não está com ele está contra ele”, como se o superior interesse dos sintrenses não estivesse acima de todas as quezílias ou das tomadas de posição que possam ser-lhes mais incómodas ou desagradáveis.

Foi este diagnóstico que, um ano depois das eleições, nos levou a decidir amplificar o que em diferentes circunstâncias vimos denunciando, através duma acção de comunicação com as pessoas, suportada por outdoors: A história podia ser diferente. Dizemo-lo e reafirmamos que haveria, definitivamente, também, um menor défice democrático!


Revelador de ética e de maturidade democrática, é um exemplo ao nível da freguesia que se lamenta que não tenha seguidores a nível municipal, com consequências na formação cívica e na valorização do pluralismo, comprometendo, no limite, o respeito dos cidadãos pelos políticos, os quais se vão alheando dos partidos, deixando, preocupantemente, de se rever na política e nas instituições.

Quando o tema da educação está, pelas piores razões, na ordem do dia, é legítimo concluir que é também de falta de pedagogia que trata esta exclusão.

Aos 10 de Outubro de 2014

Os Vereadores eleitos pelo Movimento 

Sem comentários:

Enviar um comentário