sexta-feira, novembro 21, 2014

Deputados da nossa vergonha!

Muito tem sido escrito, nos últimos dias, sobre a reposição das subvenções vitalícias a partir do Orçamento de Estado do próximo ano. Na prática, trata-se de procurar repor um subsídio que os deputados em funções até 2005, e com mais de 8 anos, posteriormente 12, de exercício do cargo, teriam direito.

Esta pecuniária benesse a uma parte da classe política foi instituída em 1985 a partir dos partidos do Bloco Central. Em 2005 a mesma foi extinta, embora sem efeitos retroactivos. Significa, na prática, que os deputados que a requereram antes desse ano a ela tiveram direito. 

Em 2014 a sua atribuição foi suspensa e o Orçamento do país para o próximo ano mantém essa suspensão. Se assim é, qual o motivo da polémica? Simples, 2 deputados, novamente do PSD e do PS, resolveram apresentar um requerimento para a reposição do subsídio.

Não me quero ainda pronunciar sobre a subvenção em si, apenas deixar sinal de profunda preocupação com o atrevimento dos deputados Couto dos Santos e José Lello. Numa altura de profundas dificuldades que grande parte dos portugueses sente, por via do corte nos salários, nas pensões ou pelo aumento dos produtos de primeira necessidade com a alteração do IVA, é vergonhoso que alguém eleito por todos nós procure apenas preocupar-se e compensar uma parte. Uma pequena parte, mas a parte que tem o poder de mudar as regras do jogo em seu benefício. Assim, não!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário