sábado, novembro 08, 2014

NOTA À IMPRENSA "Presidência Aberta à União das Freguesias de Sintra"

À 10ª ainda não foi de vez!

Referimo-nos às Presidências Abertas que desde Janeiro vêm marcando agenda por iniciativa do Presidente da Câmara Municipal de Sintra e que desta feita se cumpre na União de Freguesias de Sintra (Stª Maria e S. Miguel, S. Martinho e S. Pedro de Penaferrim) e ao facto de pela
10ª vez os Vereadores eleitos pelo Movimento “Sintrenses com Marco Almeida” não terem integrado o grupo constituído para o efeito.

E mesmo se houve já oportunidade de ser ensaiada uma espécie de justificação, considerando-se que a exclusão não era ditada por qualquer forma de desconsideração, antes só devida ao facto de se tratar duma questão prática, remetendo para a circunstância de não determos pelouros, o nosso entendimento é e será diferente também nestas matérias.

Assumimos uma vocação plural, valorizando os contributos, venham eles de que sectores provierem, porque temos para nós que o que se consegue com tal abertura é superior à soma das partes. E naquilo que nos diz respeito, não será por imodéstia que não admitimos que a experiência de tantos anos feita, não seria uma mais-valia.

Parece-nos mesmo incompreensível que se branqueie a expressão da vontade dos munícipes nas Autárquicas 2013. Foram muitos os que manifestaram acreditar no nosso projecto e no esteio dessa democratização que o voto permite, seria consequente respeitá-lo também neste âmbito.

Mesmo sem responsabilidades directas na governação local, os nossos contributos deveriam encontrar diferentes palcos para se darem a conhecer, em

nome da cidadania e duma maturidade democrática a que, afinal, alguns teimam em impor bloqueios.
Neste caso concreto, assume ainda maior relevância uma vez que a Presidência Aberta se concretiza numa União de Freguesias que granjeou a vitória do Movimento “Sintrenses com Marco Almeida” quer na eleição para a Câmara Municipal (36,78% contra 24,66% do PS), quer para a Assembleia Municipal (32,88% contra 24,52% do PS), quer para a Assembleia de Freguesia (14,28% contra 13,77% do PS)!
Os munícipes expressaram-no de forma clara.

Infelizmente há ainda quem teime em não o respeitar.
Não admirará, pois, que a abstenção assuma uma tendência preocupante. E a tentação poderá não ser outra, já que legitimamente se coloca a questão da utilidade efectiva da expressão da vontade através do voto, se ela se vê depois desvirtuada.
E se primeiro se estranhou a atitude, percebemos entretanto que ela se “entranhou” na prática do actual Executivo da CMS.
Resta-nos denunciar e pugnar por aquilo em que acreditamos. E isso não deixaremos silenciar!

Aos 7 de Novembro de 2014

Os Vereadores eleitos pelo Movimento “Sintrenses com Marco Almeida"

Sem comentários:

Enviar um comentário