quarta-feira, abril 29, 2015

COMUNICADO "O Peso da inércia".

A propósito da Presidência Aberta na Freguesia de Algueirão Mem-Martins

Está hoje em curso a realização da Presidência Aberta na Freguesia de Algueirão Mem-Martins, dando corpo à 2ª ronda duma iniciativa que se viu lançada no ano passado pelo Presidente da Câmara.

Com um dos objectivos que então se anunciavam a residir na identificação de problemas que pudessem nortear a intervenção camarária e os investimentos a realizar por conta deles em nome do incremento do bem-estar da comunidade, a conclusão que se legitima é que apesar das promessas e dos anúncios mais ou menos pomposos, o que redundou foi pouco mais do que “uma mão cheia de nada e outra de coisa nenhuma”.



Tem sido essa a constatação também nos demais casos, com as Juntas de Freguesia a confrontarem-se com a magreza ou mesmo anorexia dos resultados e ainda que algumas não o expressem, a frustração das expectativas será, sem margem para dúvidas, suficientemente desconfortável e dolorosa.

O dinheiro não será a razão, pois os cofres da autarquia estão bem cheios… A vontade, o querer e a efectiva capacidade para fazer é que teimam em não condizer…

A inércia do sistema será eventualmente alegada pelo Presidente da Câmara para justificar o injustificável. Mas não só do sistema, pois não somos nós também vítimas dela?

Socorrendo-nos daquele que é um dos significados de inércia, ou seja, a resistência passiva à inovação, diremos que é igualmente notório que o Presidente resiste em inovar nas atitudes que seriam expectáveis, porque justas e democraticamente exigíveis.

Falamos, claro, na insistência em não convidar os eleitos pelo Movimento “Sintrenses com Marco Almeida” para integrar o grupo de trabalho que é organizado para estas visitas. Mesmo com 41 anos, a democracia está longe de fazer jus à sua maturidade, como o revelam estes gestos e a vontade de quem não lhe dá a expressão devida.

Talvez para não se confrontar com o desconforto daquilo que não foi feito e não lhe serem reivindicadas explicações, o programa desta Presidência Aberta omite o roteiro.

Diz o ditado que “A mesma água nunca passa duas vezes por debaixo da mesma ponte”.
Mais uma vez sábio e esclarecedor… também nestas circunstâncias.

Aos 29 de abril de 2015

Movimento Independente Autárquico
“Sintrenses com Marco Almeida”


Sem comentários:

Enviar um comentário