segunda-feira, outubro 05, 2015

A MINHA OPINIÃO... CATARINA CERQUEIRA

A Catarina Cerqueira é uma jovem estudante do concelho de Sintra que se tem envolvido em diferentes iniciativas cívicas ao longo do seu percurso escolar.
Participou recentemente na iniciativa da Assembleia Municipal Jovem e aqui nos deixa ficar uma breve reflexão sobre este projeto.
Atualmente no 1º ano da faculdade a estudar Ciência Política, a Catarina foi aluna da Escola Secundária Miguel Torga
Obrigado pelo testemunho.

"No âmbito do projeto Assembleia Municipal Jovem (AMJ), que teve este ano como tema “O que queremos para a nossa cidade”, os alunos da escola Secundária Miguel Torga, onde me incluía, apresentaram uma proposta relativa à realização de um evento anual que pudesse trazer mais Vida às noites de verão em Sintra.
Esta proposta foi debatida nos vários momentos do projeto, inclusive na sessão “Assembleia Municipal Jovem e a perspetiva europeia”, que se realizou a 15 de maio na Escola Secundária de Santa Maria. Estiveram presentes vários responsáveis políticos do concelho e enquanto estudantes ficámos muito satisfeitos com a recetividade e entusiasmo com que a nossa ideia foi ouvida.
Contudo, dada a normal demora nas respostas aos projetos apresentados na AMJ, as nossas expectativas de que esse entusiasmo se traduzisse em efetivas medidas para a revitalização da Vida nocturna em Sintra eram, manifestamente, baixas.
Foi por isso que recebemos com entusiasmo a notícia da realização do festival Aura Sintra, uma iniciativa que se enquadra no tipo de projeto que tínhamos idealizado – um evento noturno, que congregou vários tipos de arte (instalações de luz e vídeo, iluminações artísticas, cartografias emocionais, percursos-memória, grafitis, performances, vídeo mapping), onde o MUSA foi parte integrante, em que o comércio esteve aberto, e que permitiu aos visitantes percorrem a pé a zona histórica da Vila.
Como é óbvio não sabemos se a nossa intervenção teve qualquer tipo de ligação com o surgimento desta iniciativa, mas congratulamo-nos por esta saudável coincidência.
Considero que as pessoas estão cada vez mais atentas à promoção de atividades culturais gratuitas (veja-se o exemplo da enchente no Palácio da Pena quando este esteve aberto a visitas noturnas), considerando que seria um desperdício que a vila mais bonita do país não as procurasse desenvolver.
Penso que é possível e necessário dar uma dimensão ainda maior a estes projetos, o que implicaria obviamente maior investimento e divulgação, mas que poderia possibilitar a existência de um evento que identificasse Sintra e com que Sintra se identificasse. Exemplos podem ser o “Óbidos Vila Natal”, a feira medieval de Santa Maria da Feira ou o “Lumina” em Cascais, que em muito se assemelha ao que foi o Aura Sintra mas com uma projeção maior, fruto, claro está, do investimento e da divulgação.
Congratulo assim o esforço que foi feito para dinamizar estas noites de verão, na esperança de que eventos como este se repitam e ganhem uma dimensão ainda maior para que os resultados positivos deste tipo de iniciativas tenham um impacto significativo no concelho e Sintra se torne um lugar de destaque na geografia lúdica e cultural portuguesa."

Catarina Cerqueira


Sem comentários:

Enviar um comentário